EDUPRADO 40 ANOS



Na últimas décadas, a E.M.E.F. EDUARDO PRADO tem trabalhado com Projeto Temático junto com os professores e alunos.
No ano letivo de 2016 foi escolhido como foco de trabalho temático, os 40 anos de existência da escola na comunidade, como tema " EDUARDO PRADO E O MUNDO: 40 ANOS DE HISTÓRIA". 

Comemoração dos 40 anos da E.M.E.F Eduardo Prado





















década de 70.

“A própria criação da escola já foi um fato marcante no bairro, pois todos aguardavam ansiosamente. A escola, a princípio, era de madeira, na cor verde, e gostávamos muito. Lembro-me dos seguintes professores: Maria Amélia, Clemeilda de Melo Farias, Cecília, Maria de Lourdes Souza Vinha e Yurica. Isso só para citar alguns!!!!” 


Relato feito por Maria de Lourdes Pinheiro dos Santos – (período escolar: 1976-1984):

década de 80

“Em 1982, um fato marcante na escola Eduardo Prado foi a construção de um novo prédio (de alvenaria), que contaria com duas salas de ciências, duas quadras esportivas, um pátio para recreação e uma estrutura completa para os alunos, incluindo mais segurança. Na ocasião, o prazo para construção acabou se estendendo, gerando férias adicionais para os alunos. Devido à demolição dos prédios antigos, não havia outro lugar para colocar os alunos; e a imprensa acabou noticiando este ocorrido. Mas, quando ocorreu a entrega da nova escola, houve reposição de aula para que ninguém fosse prejudicado. ”


Relato feito por Jurandir Raimundo Pinheiro – (período escolar: 1978-1986):
 

década de 90 

“Representar, cantar e dançar sempre foram atividades marcantes para mim, durante minha passagem pelo Eduardo Prado. Mas, uma apresentação foi ainda mais especial. Guardo até hoje em minha mente e meu coração a peça que apresentamos em 1994: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, de Willian Shakespeare. Contamos com a assistência do professor Orlando, de Língua Portuguesa, para adaptarmos a peça. Também, neste mesmo ano, uma colega (Camila Sayummi) e eu fizemos um seminário sobre Shakespeare. A professora de inglês (Sandra) gostou tanto que nos levou para a escola estadual Milton Cruzeiro e apresentamos para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi emocionante levar o nome de nossa escola para outros lugares.”

Relato feito por Izabel Cristina de Souza Pinheiro – (período escolar: 1987-1994) – atualmente professora na escola:

Anos 2000 

Fato escolar marcante: “Estudar no Eduardo Prado, sem dúvida, foi algo marcante em minha vida estudantil. O que mais me chama a atenção nela é o carinho e o envolvimento que os professores têm com os alunos. É tão bacana ver que eles se importam com os alunos...querem vê-los bem. E é recíproco também, porque os alunos são gratas, e há uma troca. Um primeiro momento marcante para mim foi na 6ª série, em 2010, quando nosso horário ainda era das 15:00 às 19:00. Na última aula, faltou um professor. Daí, as inspetoras deram uma bola pra gente jogar vôlei na sala. Depois, levaram a gente para jogar futebol lá fora. Foi tão divertido aquele dia! Outro fato marcante para mim foi participar dos projetos. Em 2012, nosso projeto era teatro. Apresentamos a peça HISTÓRIA DE UMA FITA AZUl, de Machado de Assis. Os diálogos eram imensos e a apresentação foi ótima. Melhor época...”


Relato feito por Cainan Constantino da Silva – (período escolar: 2005-2012):
 



1976 - 1986
Fato escolar marcante: “Lembro-me da reforma da escola! A troca do prédio de madeira pelo de alvenaria, em 1982, foi um marco na história da escola e do bairro. Mas, algo que foi marcante para mim neste período é que fazíamos as aulas de Educação Física na rua, até a quadra ficar totalmente pronta!”


Relato feito por Irene de Souza Pinheiro Bernardes – (período escolar: 1977-1984):




1986 a 1996


          

  Fato escolar marcante: “Em 1988, com um time em sua maioria composto de alunos e baixa estatura, após intenso treinamento feito pelo professor de Educação Física (Luis Tachiro), e apoio da professora de Português (que nos levou ao jogo), fomos vice-campeões de voleibol da diretoria regional e ensino 7. Acho que era assim que se chamava a DRE (diretoria regional de ensino) da época. O primeiro jogo foi muito difícil, contra a escola Guilherme de Almeida, na Penha. A professora nos motivou e ganhamos de virada. Foi um sucesso na escola!!!!”
 
 Relato feito por Gilberto de Souza Pinheiro – (período escolar: 1984-1991)

1996-2006
           
 Fato escolar marcante: “O ano de 1998 foi marcante para mim e meus colegas.  Foi o ano da Copa e estudávamos com a professora Rosane. Então, fizemos um desfile representando com diversas caracterizações... Acho que foi o primeiro ano que teve desfile na escola. O pessoal a fanfarra foi na frente, e nós os seguíamos. No segundo semestre, tivemos um projeto sobre a “Água”, e foi emocionante dançar de branco, segurando as bexigas azuis. Neste mesmo ano, fizemos um trabalho em que tínhamos que representar diferentes partes do Brasil. Fiquei com o estado do Mato Grosso. Dois alunos de cada grupo foram escolhidos para plantar o mapa do Brasil de azaleias que tem na escola.”

 Relato feito por Ana Caroline dos Santos – ( período escolar: 1997-2004)


2006-2016

            Fato escolar marcante: “Bem, alguns fatos marcantes durante meu período de estudo no Eduardo Prado foram: a feira de livro que tínhamos, e também a visita de escritores famosos na escola; e eles incentivaram a leitura de um jeito bem interessante. Também, lembro-me de algumas atividades extras, como o mês da leitura , da poesia... Teve um dia que nos deram câmeras fotográficas profissionais... Saímos fotografando várias coisas na escola, e , depois, as fotos foram anexadas no pátio. E não poderia me esquecer da semana dos Contos de Terror e a apresentação do Halloween, coordenadas pela professora Andreza. Vários alunos fantasiados de monstros. Foi bem legal...”

 
 Relato feito por Matheus Eulálio de França (2012-2015)








 1997-Gincana Cultural
1998- Copa do Mundo
1999- Meio Ambiente
2000-  Pluralidade Cultural
2001- Ética e Cidadania
2002-  Ética e Cidadania- Inclusão  e Exclusão
2003- Valores Humanos
2004- Felicidadania
2005- Brasil de Todos nós
2006- O Mundo dos Livros: Viajando sem sair do Lugar
2007-O Planeta Nosso de Cada Dia
2008- Viver e Conviver
2009-  O Universo a ser descoberto por você
2010- Quem canta seus males espanta
2011- Luz, Câmera, ação... e reflexão
2012- As diferentes formas de  Aprender o Mundo
2013-  O Meu e o seu Lugar no Mundo
2014-  Diversidade a Riqueza de Nossa Gente
2015-  Consumismo: Quem paga a conta
2016- Eduardo Prado e o Mundo: 40 anos de história





 




 

Comemoração da Semana de Criança com direito a balada, bolo, circuito de brincadeiras  e muita diversão


Album de fotografias


Encerramento do projeto- Desfile


































































































































































 

5 comentários:

  1. Me chamo Sandra Aparecida de Oliveira, estudei no Eduardo Prado em 1976,no pré.Lembro-me com muita saudade daquele tempo, em que a escola era de madeira, pintada de verde.Na entrada formavam-se filas, para cantar o Hino Nacional. Lembro-me também do uniforme com o brasão da escola, tudo muito organizado, todos iguais. Estudei até a oitava série, então tenho inúmeras lembranças, como por exemplo, a fanfarra, os campeonatos de voleibol, dentro e fora da escola. Minhas professoras, Balbina, Arlete, Lourdes, Elisabete, de Educação Física, muitos professores, inesquecíveis. Nossa...muita história pra contar. Hoje sou formada em Pedagogia e devo esse amor à profissão aos meus Mestres, que desde o início, deram, cada um sua contribuição para minha formação.Estou à disposição para eventuais contribuições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra que legal seu comentário.Muito bom compartilhar sua história aqui. Se você tiver alguma foto dessa época, temos um grupo no face. Fique a vontade para postar.

      Excluir
    2. tambem estudei a pré escola no eduardo prado em 1976. morava na rua pedro barbosa, eu e minha mãe subiamos todo moro, eu usava o tal short balão e camiseta branca.

      Excluir
  2. Me chamo Sandra Aparecida de Oliveira, estudei no Eduardo Prado em 1976,no pré.Lembro-me com muita saudade daquele tempo, em que a escola era de madeira, pintada de verde.Na entrada formavam-se filas, para cantar o Hino Nacional. Lembro-me também do uniforme com o brasão da escola, tudo muito organizado, todos iguais. Estudei até a oitava série, então tenho inúmeras lembranças, como por exemplo, a fanfarra, os campeonatos de voleibol, dentro e fora da escola. Minhas professoras, Balbina, Arlete, Lourdes, Elisabete, de Educação Física, muitos professores, inesquecíveis. Nossa...muita história pra contar. Hoje sou formada em Pedagogia e devo esse amor à profissão aos meus Mestres, que desde o início, deram, cada um sua contribuição para minha formação.Estou à disposição para eventuais contribuições.

    ResponderExcluir
  3. Meu mome e jovania e me lembro no ano de 1986 quando estudei nessa escola lembro das minhas amigas Daniela E uma japonesa Lu ia hui eramos muito amigas imseparaveis tenho muita saudades

    ResponderExcluir